terça-feira, 1 de abril de 2008

5º Festival de Cinema de Maringá

de O Diário

A mostra competitiva do 5º Festival de Cinema de Maringá, que acontece em maio, será realizada em duas salas dos antigos cinemas do Shopping Aspen Park.

Os espaços serão reformados e adaptados especialmente para o Festival e, depois do eveno, novamente desativada.

A adaptação das salas, que estavam desativadas, será feita pelo artista plástico carioca Tião Fonseca, que fará uma decoração inspirada no centenário da imigração japonesa no Brasil, temática da edição deste ano do Festival. O artista irá adequar tanto a entrada quanto as duas salas, que terão, cada uma, capacidade para 200 pessoas.

“A idéia é pintar as colunas de vermelho e fazer com a entrada pareça um templo japonês e usar muito papel, que é um elemento importante da cultura oriental, na decoração da sala e também para o isolamento acústico”, diz o artista.

O artista também pretende colocar no local mensagens de boas vindas escritas em japonês. “Em 15 dias, acredito que as obras estarão prontas e as pessoas poderão conhecer o trabalho e o local que vai abrir a mostra competitiva do Festival”, declara.

Fonseca fez cenografia de cinema de filmes como “Terra de Deus” (com o qual evenceu o Troféu Cunha de Aço no Festival de Cinema de Maringá) e “Força de Xangô”, fez direção de fotografia de diversas produções audiovisuais, como “Terra Prometida” (em finalização), de Pery de Canti, e é diretor de documentários. Como artista plástico, Fonseca já realizou exposições no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e em Yale, nos Estados Unidos.

Um comentário:

Tiao Fonseca disse...

Olá Marcos Daniel,
Visitando o seu blog tive o prazer de encontrar uma matéria falando do meu trabalho como cenógrafo,para o V Festival de Cinema de Maringá, quando tive o grande prazer de conhecer a sua bela cidade.
Quanto a matéria,publicada em O Diário,gostaria de fazer uma observação sobre minha naturalidade:Eu sou natural do Espírito Santo.Portanto capixaba.
Parabens pelo blog que me oportunizou este reparo.
Atenciosamente e no aguardo de uma visita sua no meu blog,
Tião Fonseca