segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ser lésbica/bi virou moda?


Por Lisa no Parada Lésbica

(...)

Estaríamos na moda? Ser lésbica é como usar o vestido da moda? Bom, se assim for, em breve teremos vários corações despedaçados por conta de, quem sabe, uma moda passageira.

Forço-me a pensar que não seja moda, mas o avanço da sociedade, uma era de aquário, um novo conceito que irá mudar os padrões deste mundinho uó que vivemos. Porém, abro a internet e lá vejo as piadinhas de sempre sobre a Maria Gadú, sobre a Ana Carolina e outras mulheres, como Lady Gaga, bem, no caso dela não foi exatamente uma piada e sim um boato mal inventado sobre hermafroditismo.

No portal seguinte duas mulheres lindas juntas fazem sucesso e vira motivo de orgulho e, não de piada. Seria porque a Maria Gadú tem um estilo diferente? Porque a Ana Carolina canta MPB e seu gosto por mulheres sem qualquer pudor? Ou porque apesar do clipe bem feito da Rihanna, isso foi só um fetiche musical e na realidade todo mundo sabe que ela gosta mesmo é de homem, então assim está totalmente perdoada e santificada por “fazer uma ponta” lésbica.

Foram algumas tentativas de nos colocar em pauta na televisão brasileira. Não posso deixar de lembrar o ano de 1998 quando o autor Silvio de Abreu teve de “matar” as personagens de Silvia Pfeifer e Christiane Torloni por conta da baixa audiência gerada pelo preconceito. Afinal, elas eram lindas, bem sucedidas, estáveis e apaixonadas. Uma afronta! Outras produções trouxeram o tema para dentro de casa, lembro que em “Mulheres apaixonadas” meu pai simplesmente saia da sala resmungando, enquanto eu me encolhia no sofá (onde existia um armário invisível), mas a novela foi melhor aceita na época.

Na íntegra

2 comentários:

Anônimo disse...

se a marge e ou nao e isso e otimo pos cada um ama e e com quer

Anônimo disse...

se a marge e ou nao e isso e otimo pos cada um ama e e com quer