sábado, 8 de janeiro de 2011

Peter Fry: Religião, política e sexualidade na visão de um antropólogo cosmopolita.

"Nos Estados Unidos foi a consciência negra que levou à ação afirmativa. Meu temor é que a ação afirmativa leve à consciência negra no Brasil. As cotas são um processo de consolidação de divisões raciais. Vi na África como é difícil desfazer uma tradição criada pelo Estado. Mas acho que algumas pessoas, na verdade, consideram a consciência racial uma coisa positiva. São antropólogos que gostam de ressaltar a diferença. Eu sempre fui fascinado pela diferença, mas não como um valor em si. O maior privilégio que tenho é o de ter falado algumas línguas, ter vivido em alguns lugares, e ser uma pessoa mais ou menos cosmopolita. É o que eu quero para todo mundo. Por isso nunca posso pregar nada que confine as pessoas."

_______________________________
Entrevista com antropólogo inglês Peter Fry, 
professor titular da 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 
na íntegra AQUI

Nenhum comentário: