segunda-feira, 7 de março de 2011

'Cochilo’ melhora a capacidade produtiva


Quem já não passou pela situação de sentir uma insuportável sensação de cansaço logo após o almoço ? Se você acha que isso é pura preguiça ou resultado de uma noite mal dormida está enganado.

A medicina tem uma explicação científica para esta reação do corpo humano. Os médicos afirmam que, quando comemos, o organismo precisa processar a digestão e neste processo ocorre uma concentração maior de sangue no aparelho digestivo. Durante a digestão, o corpo produz substância s que induzem o sono e por isso acontece uma diminuição da disposição.

Uma pesquisa realizada pela Nasa revelou que 40 minutos de sono depois de uma refeição, no meio de uma jornada de trabalho, aumentam em 34% a capacidade produtiva. Entretanto, o estudo também observa que esse tempo de sono não pode ser superior a uma hora para não perturbar o sono noturno e deve ocorrer preferencialmente entre às 13 e 17 horas.

O que é ideal, de acordo com a pesquisa, infelizmente é privilégio de poucos. Nem todos os trabalhadores podem tirar esse tempo para descansar, devido à própria política da empresa e à função que desempenham.

Sesta

A soneca após o almoço é denominado em alguns países de sesta. A prática, que pode parecer estranha para os brasileiros, é saudável e pode ser uma forma eficiente de recarregar as baterias. Em países como Espanha e Itália nada funciona neste período.

Para os médicos, a sesta não é um capricho, mas sim uma necessidade fisiológica. O cochilo depois do almoço é muito bom para o corpo porque a temperatura abaixa após o sono. Ele precisa ter duração máxima de meia hora e dá uma boa restaurada. Isso faz parte do ser humano. O corpo pede esse descanso. O cochilo após o almoço faz parte do ciclo normal de sonolência do ser humano. Contudo, os homens, ao longo da história, passaram a dar cada vez menos importância a essa relevante característica fisiológica. É algo muito positivo pelo ciclo de vigília e sono das pessoas. Após o almoço, a gente tem um pico de sonolência, e uma soneca de meia hora é reparadora.


Nenhum comentário: