domingo, 15 de julho de 2012

Abre o olho japa


"Eu vejo o futuro repetir o passado,
eu vejo um museu de grandes novidades."


por Marcos Daniel


Eu não estava bem humorado. Tinha acabado de sair do trabalho e tinha encarado um trânsito horrível. Estava com pressa, a fila do caixa estava gigante e eu não conseguia ordenar as ideias. Devia ter feito uma lista de compras e bla bla bla, mas daí não seria eu. 

Mas lá estava eu escolhendo pratos e talheres quando vi essa japinha linda, uns vinte e poucos anos, fazendo palhaçadas com umas canecas de plástico. Confesso que pensei “que retardada.” Mas daí surgiu um japinha, vinte e muitos anos, macambúzio e sisudo - como a maioria dos japas. 

Tudo bem eu achar ela uma anta tonta retardada sem noção do ridículo, não tenho nada com ela, nem conheço, nem fede e nem cheira, mas foi triste o olhar de reprovação que o marido japa lançou pra ela. Ela tava tão feliz, um sorriso espontâneo e muito bonito, um olhar vivaz, uma alegria que contagiava facilmente quem estivesse por perto, menos o marido japa e eu (mas no meu caso a culpa não é dela, é que eu sou um chato profissional insuportável, como diria a Nana.)

Tive vontade de conversar com o japa, chamar ele de canto e dizer “Japinha, se você ama essa menina, trate de mudar essa sua cara de cu porque, mais cedo ou mais tarde, essa sua atitude vai apagar o brilho dela, ela vai encher o saco de você e começar a comer em outra pastelaria.” Minha experiência me habilita a dar esse tipo de conselho e meu fraco juízo mental me deixa pagar esse tipo de mico. Mas eu não fui la mandar o japa abrir o olho... Eu estava atrasado, a fila do caixa estava gigante e eu não conseguia ordenar as ideias.

Nenhum comentário: