segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Bons tempos

Chico Buarque me lembra meu pai, Roberto Carlos também, Djavan idem. Clara Nunes lembra minha mãe. Discos de novela lembram o Tio Edson.

E daí !!?? E daí que eu baixei umas músicas do Emilio Santiago que me fizeram pensar na minha mãe. Faz anos que não nos vemos. Me lembro que ela tinha um disco AQUARELA BRASILEIRA do Emílio Santiago.

Daí lembrei do tempo que morei no Rio de Janeiro, foi em 1985. Morava na Rua Joaquim Pinheiro 381, Edifício Solar dos Coqueiros, Bloco A, Apartamento 305, Jacarépágua, Rio de Janeiro, RJ (o CEP nem f...). Me lembro que nessa rua tinha (ou tem) um outro prédio chamado Galileu Galilei (que na época - eu tinha 11 anos - eu nem imaginava quem era), e era uma guerra entre os meninos dos dois prédios. Os meninos do Galileu eram maiores, enormes, gigantescos, fortes, armados, perigosos. Tinha um até que era fugido da púlicia (sic).

Sei que é difícil de acreditar, e eu não tenho como provar, mas nessa época eu fiz TAEKWONDO, alguém acredita...acho que fiz 3 ou 4 aulas. Na primeira pancada nos rins eu larguei mão.

Estudei numa escola que no começo do ano se chamava Antonio de Oliveira Salazar, depois o nome mudou para 25 de Abril (ou foi o contrário!!??).Lembro que, no começo do ano, os pais compravam o uniforme (calça de linho-capeta azul marinho e camisa de manga curta branca). Daí a camisa vinha sem bolso, e quando você matriculava o(a) aluno(a) na escola, você ganhava dois bolsos com o brasão da escola para costurar nas camisas. Me lembro que eu nunca tinha estudado de manhã e era uma época de tantas novidades, ansiedades e... que eu vesti o uniforme passadinho na noite anterior para dormir com medo de não dar tempo de manhã (sorte que ela viu e pediu pra eu tirar).

Me lembro também que não tinha essa p... de passe do estudante. Os ônibus não tinham trocador, estudante não pagava, então era só vestir o uniforme e colocar uns lápis no bolso da camisa e ficar andando de onibus o dia inteiro. Dava pra andar até de Frescão Caxias - Freguesia.

Me lembro de eu e o Jr. procurando um presente de dia das mães para ela...daí escolhemos um despertador dourado, daqueles antigos, que tem dois sinos e um martelinho em cima.

Lembro de novo do meu avô, do Jipe, do SP2, do patinete de madeira que ele fez pra nós (eu e meu irmão Jr.). Ele tinha um coelho e um cágado (ou tartaruga, sei lá).

Lembro do Natal, o enfeite na porta da casa da Rua Retiro dos Artistas 651, casa 7. A oficina, Leite Parmalat, Pão-de-Forma. Nossa...agora viajei...dá pra percorrer cada cômodo da casa. Me lembro d TV ligada, o Zezinho fumando cigarro com uma...acho que chama cigarreira, (conselho médico).

Boas músicas, bons tempos, boas Lembranças.

Nenhum comentário: