segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Você sabe o que é Libras ?

por Juliana Fontanella

Pós-graduação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) prepara pesquisadores, intérpretes e professores para trabalhar na tradução de conteúdos para deficientes auditivos.

O aprendizado da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), exige a dedicação necessária para o aprendizado de outro idioma. Entre os intérpretes há alunos surdos e ouvintes. Para o segundo grupo, aprender Libras é como recomeçar todo o processo de alfabetização.

Engana-se quem imagina que basta conhecer as letras em sinais para conversar com um deficiente auditivo. Para estabelecer uma boa comunicação, o intérprete precisa saber expressar emoções, enfatizar palavras e descrever pensamentos.

“O perfil dos alunos de pós-graduação em Libras é de pessoas com bacharelado e com pretensão de seguir carreira como professores. Entre os que pretendem ser intérpretes, há alunos que já escolheram esta área como profissão”, explica Amanda Chaves, diretora de um dos cursos de especialização em Libras em Maringá.

Para proporcionar aos alunos uma experiência mais próxima da realidade, as faculdades investem em um corpo docente com professores ouvintes e deficientes auditivos. Assim, os alunos dos cursos de pós-graduação têm a oportunidade de antecipar e expor as dificuldades que podem ter no futuro.

“O programa de pós-graduação tem aulas práticas e teóricas com oficinas e testes de proficiência. Assim, o aluno conclui o curso com segurança para o mercado de trabalho”, afirma Iolanda Baraldi, diretora de outro programa de pós-graduação em Libras, também em Maringá.

Um incentivo para quem tem interesse em aprimorar o currículo é a previsão de abertura de vagas por concurso para profissionais que possam atuar como professores e intérpretes para deficientes auditivos.O Governo do Estado e os municípios já começam a ofertar vagas nos concursos públicos.

O pré-requisito do curso de especialização em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é o diploma de graduação em qualquer área, a prática docente não é requerida porque o aluno vai ter aulas específicas no curso.

Para aqueles que têm planos para trabalhar como intérpretes, a dica dos especialistas é buscar cursos de aperfeiçoamento em libras antes de ingressar no mercado de trabalho.

O curso de especialização tem a duração de cerca de um ano e meio.

Para garantir a documentação em concurso público, verifique se o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Em Maringá, três institutos oferecem o curso:

Dimensão (3031-5415)

Eficaz (3029-9094)

e Insep (3225-1197).

Nenhum comentário: