Em primeiro plano, a então anônima atriz maringaense Fernanda Machado, em apresentação com o grupo teatral GET do colégio Nobel, ainda na década de 90. |
O reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Décio Sperandio, anunciou a implantação de dois novos cursos de licenciatura: Artes Cênicas e Artes Visuais. Quem for prestar o próximo vestibular pela UEM, o Vestibular de Verão 2010, já poderá se inscrever para essas duas graduações, com a abertura de 40 vagas cada.
Neste concurso, também serão selecionadas a primeira turma de oito cursos, cuja aprovação já havia sido anunciada pela Instituição. Quatro são para o câmpus sede: Comunicação e Multimeios, Bioquímica, Tecnologia em Biotecnologia e Matemática em período integral. O câmpus de Umuarama irá abrir os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Para o câmpus de Goioerê, foi aprovado o curso Física.
Fernanda Machado (de bigode) e eu, lá no fundo, com a mão na cabeça. |
Para atender as demandas atuais e as futuras, Sperandio disse que já foi autorizada a realização de concurso público para contratação de 208 professores. Ainda não há data precisa para abertura dos editais. Além disso, o reitor adiantou que a Universidade estuda a criação de pelo menos mais dois cursos novos.
Sobre a licenciatura em Artes Cênicas, a professora Kiyomi Hirosi, integrante da comissão que criou o projeto pedagógico, disse que o curso tem como objetivo oportunizar a formação de profissionais para atuarem tanto na educação básica, quanto nos projetos culturais que envolvem essa área artística. “Os dados apontam que há carência de profissionais habilitados para atuar com a área de Artes dentro da educação básica, ao mesmo tempo que há uma exigência da nova Lei de Diretrizes e Bases por esse profissional.”
Hirosi integrou também a comissão de criação do projeto pedagógico do curso de Artes Visuais e, segundo ela, essa licenciatura formará o profissional habilitado para a pesquisa, a crítica e a produção, além da atuação nos ensinos fundamental e médio. “O objetivo da UEM é capacitar o aluno de Artes Visuais para operar as poéticas plástico/visuais dominando seu conteúdo teórico e prático, de forma que possa desenvolver ações efetivas de suporte e assessoramento às instituições ligadas à arte: curadorias educativas e mediação cultural em museus de arte, pesquisas em instituições e ateliês”.
Fonte: Site da UEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário